Categoria
PISO TÉRREO
Sobre esta iniciativa

A edição de 2019 do “MIMO a minha cidade” manteve o intuito das edições anteriores, revitalizar as áreas comerciais do centro da cidade, bem como, desenvolver roteiros artísticos ao longo das montras comerciais, convidando o espectador a percorrer a rua, aproveitando o fluxo de visitantes durante o MIMO Festival e a época alta.

Foi lançado um Concurso de Ideias para a criação destes roteiros, com o tema base “Músicas do Mundo”, que pretendia abordar a origem e história dos mais diversos estilos musicais, conjugando-se com a programação diversificada do MIMO Festival e com o título conquistado por Amarante de Cidade Criativa da Música, pela UNESCO.

Foram selecionadas três artistas locais que elaboraram um roteiro conjunto ao longo de mais de 50 montras comerciais. Recebendo o nome de “Procura, Ouve e Descobre a música”, a proposta da iniciativa de 2019 é oferecer ao espectador a oportunidade de interagir com as ilustrações em três momentos: “Procura a música”, “Ouve a música” e “Descobre a música”.

Pela primeira vez, foram integrados QR Codes, que permitem a participação e interação do público com as montras, tornando o roteiro mais dinâmico e interativo.

“Procura a música” por Joana Torgal

O primeiro momento, de autoria de Joana Torgal, é inspirado no famoso jogo “Onde está o Wally?” e desafia o espectador a encontrar o personagem musical ilustrada em cada montra do roteiro num desenho de conjunto.

“Ouve a música” por Margarida José

O segundo momento, desenvolvido por Margarida José, traz a possibilidade de se escutar o estilo de música representado na montra enquanto a aprecia. Desta forma são apresentados vários estilos musicais juntamente com um dos seus impulsionadores.

“Descobre a música” por Beatriz Azevedo

O terceiro momento, elaborado por Beatriz Azevedo, apresenta inúmeros instrumentos característicos de diversos países, desafiando o público a descobrir sua origem através dos elementos apresentados na pintura.