Data
Categoria
ESPAÇO PÚBLICO
Sobre esta iniciativa

Entre os dias 15 e 24 de dezembro, na Alameda Teixeira de Pascoaes, decorreu a primeira edição do Mercado de Natal, em Amarante, com um espaço alusivo à época natalícia e que pretendeu promover produtores e produtos com identidade local.

A primeira edição deste Mercado de Natal, organizado pelo RUA (Revitalização Urbana de Amarante) e pelo City Centre Doctor (rede URBACT), traduz-se numa ação piloto de dinamização da cidade e de valorização dos produtos locais, pretendendo-se o combate à sazonalidade sentida na cidade.

Foi criado um espaço acolhedor que convida à vivência do espaço público nesta época festiva, constituído por nove stands – onde o artesanato tradicional, artesanato identitário, artes plásticas, gastronomia, moda, brinquedos e doces estiveram presentes – e uma esplanada central.

Para a animação do Mercado de Natal, foi elaborada a fusão com outro projeto de referência da cidade – o Mercado da Música – que oferece à comunidade amarantina concertos gratuitos de vários estilos musicais durante todo o ano, revitalizando o Mercado Municipal.

Em parceria com uma das associações pertencentes ao Grupo Local de Trabalho do City Centre Doctor, a ADA (Associação Desportiva de Amarante), foi organizada no dia 21 de dezembro, pelas 20h30, a “Caminhada das Estrelas”, que percorreu todas as atrações de Natal espalhadas pela cidade de Amarante.

O Mercado de Natal realizou-se no âmbito do projeto Amarante Cidade Presépio que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Amarante e a Associação Empresarial de Amarante.