Data
Categoria
ESPAÇO PÚBLICO
Sobre esta iniciativa

A ação Maratona de Projeto . Reinventar Lugares, desenvolvida pela Câmara Municipal de Amarante, no âmbito do projeto RUA – Revitalização Urbana de Amarante – em parceria com a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), decorreu entre os dias 19 e 23 de fevereiro.

Trata-se de um programa de construção de projetos urbanos, no qual, mais de 50 alunos finalistas do curso de arquitetura da FAUP, reinventaram lugares da cidade de Amarante.

Partindo de uma primeira aproximação à história da cidade e às suas transformações sociológicas, económicas e culturais, foram discutidas soluções de projeto inovadoras para diversos espaços da cidade, concretizando diferentes pontos de vista, estratégias ou hipóteses de atuação através do desenho urbano.

O objetivo primário da ação foi proporcionar aos alunos a troca de ideias e conhecimentos com a presença de técnicos municipais, especialistas em diferentes valências disciplinares, docentes e investigadores da FAUP, garantindo uma experiência mais próxima da realidade profissional.

A semana de trabalho culminou na apresentação pública dos resultados que teve lugar no auditório da Casa da Portela no dia 23 de fevereiro.

Assim, através de uma iniciativa assente na partilha de desafios e de experiências entre o município de Amarante e a FAUP, reconheceu-se que Reinventar Lugares não passa apenas pela identificação de problemas e pela sua resolução de forma reativa, mas sim por um estudo cuidado e ousado, prevendo usos, propósitos e particularidades que caracterizem e singularizem esses mesmos lugares como parte integrante do sistema que é a cidade.