Data
Categoria
PISO TÉRREO
Sobre esta iniciativa

Em paralelo à bienal AR&PA – Bienal Ibérica do Património Cultural, que decorreu entre 13 e 15 de outubro de 2017, o projeto RUA levou a cabo a ação Lojas de RUA com História.

No âmbito da Revitalização Urbana torna-se determinante a dinamização do comércio local que além da sua importância na criação de dinâmicas urbanas, quando históricos, preservam características únicas e diferenciadoras, cuja história se confunde com a da própria cidade. Torna-se, por esta razão, de extrema importância o mapeamento e acompanhamento destes comércios, transformando-os em testemunho das vivências da cidade e parte integrante do seu património material e imaterial.

Neste sentido, foi desenvolvida uma ação piloto, com a construção de um roteiro por sete dos espaços comerciais históricos do centro da cidade de Amarante, que será posteriormente alargado a todas as lojas que cumpram os critérios para a classificação de Lojas de RUA com História.

A distinção e seleção das lojas teve em conta aspectos como a longevidade, inovação de negócio e significado para a história comercial da cidade, a conservação do projeto de arquitetura e da decoração e o significado para a história, cultura e memória coletiva, essenciais para a identificação e distinção espaços comerciais com valor patrimonial para a cidade.

Como forma de sensibilizar e apresentar esta nova temática à cidade, foi desenvolvida a tertúlia Lojas de Rua com História com a presença dos proprietários dos espaços que constituíram o roteiro inicial.

A iniciativa Lojas de RUA com História foi inspirada no programa Lojas com História da Câmara Municipal de Lisboa, reconhecido pelo URBACT como uma boa prática.

Faça o download da brochura e descubra as Lojas de RUA com História de Amarante:

. Frente

. Verso