Finalistas de arquitetura vão “reinventar lugares” em Amarante

De 19 a 23 de fevereiro, mais de 60 alunos finalistas de arquitetura vão “reinventar lugares” na cidade de Amarante. Ao longo de cinco dias decorre a “Maratona de Projeto Reinventar Lugares”, desenvolvida pela Câmara Municipal de Amarante, no âmbito do projeto RUA – Revitalização Urbana de Amarante – em parceria com a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP).

Trata-se de um programa de construção de projetos urbanos que desafia os estudantes finalistas do curso de arquitetura da FAUP a “Reinventar Lugares”. Partindo de uma primeira aproximação à história da cidade e às suas transformações sociológicas, económicas e culturais, serão discutidas soluções de projeto inovadoras para diversos espaços da cidade, concretizando diferentes pontos de vista, estratégias ou hipóteses de atuação através do desenho urbano.

Proporcionar aos alunos troca de ideias e conhecimentos com a presença de técnicos municipais, especialistas em diferentes valências disciplinares, docentes e investigadores da FAUP, garantindo uma experiência mais próxima da realidade profissional é a grande pretensão deste projeto.

A sessão de trabalho culmina com a apresentação pública dos resultados que terá lugar no auditório da Casa da Portela a 23 de fevereiro, entre as 15h00 e as 18h00.