Lojas de RUA com História em Amarante

De 13 a 15 de outubro decorre em Amarante a ação piloto Lojas de Rua com História que consiste na criação de um roteiro de lojas que cumprem critérios de conservação arquitetónica e histórica dos espaços comerciais. Trata-se uma iniciativa inspirada no programa Lojas com História da Câmara Municipal de Lisboa, criado em 2015 e distinguido como boa prática do programa URBACT.

Em paralelo à bienal AR&PA – Bienal Ibérica do Património Cultural, que decorre entre os dias 13 e 15 de outubro, o projeto RUA leva a cabo a ação Lojas de RUA com História, que vai de encontro ao eixo de dinamização do comércio local no âmbito da Revitalização Urbana e que reúne num roteiro os espaços comerciais históricos que preservam características únicas e diferenciadoras, cuja história se confunde com a da própria cidade.

O roteiro Lojas de RUA com História pode ser encontrado a partir das 17h do dia 13 de outubro, no balcão de informação da bienal AR&PA ou no espaço do Município de Amarante na área de expositores da Bienal. No sábado, dia 14 de outubro, pelas 16h, decorrerá no Café Bar a tertúlia “Lojas de Rua com História” que conta com a presença dos proprietários dos espaços que constituem o roteiro inaugural. A ação piloto realiza-se com um roteiro de sete lojas, que será posteriormente alargado a todas as lojas que cumpram os critérios para a classificação de Lojas de RUA com História.

Esta classificação distingue as lojas onde são identificados aspetos como a longevidade, inovação de negócio e significado para a história comercial da cidade, a conservação do projeto de arquitetura e da decoração e o significado para a história, cultura e memória coletiva, essenciais para a identificação e distinção espaços comerciais com valor patrimonial para a cidade.

Esta é uma ação do projeto RUA (Revitalização Urbana de Amarante), promovido pela Câmara Municipal de Amarante, através da InvestAmarante, pela Associação Empresarial de Amarante, pelo Aventura Marão Clube através da Casa da Juventude de Amarante e é desenvolvida em articulação com a rede City Centre Doctor do programa URBACT.